A
Educação Infantil do Colégio Objetivo
Júnior
O período de 0 a 6 anos é
o mais importante na formação do indivíduo.
É quando ele constrói os principais
instrumentos interiores de que se servirá,
primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva
consciência, para se relacionar com a chamada
realidade exterior. O tempo todo a criança
age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando,
retrucando, refazendo, socializando-se.
Nesse processo de formação, a Educação
Infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais
e oportunidades para um crescimento saudável
em todos os aspectos.
No COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR,
a Educação Infantil é levada
muito a sério. Neste sentido, trabalhamos para
que a criança se sinta autoconfiante e segura
no ambiente escolar e em seu relacionamento com os
educadores. Oferecemos a ela condições
para que realmente seja criança, ativa e questionadora,
sem impor limites a sua curiosidade. E, pouco a pouco,
no contato com outras crianças da mesma faixa
etária, ela vai construindo valores e aprendendo
a respeitar os sentimentos, idéias, atitudes
e direitos dos outros.
A Educação Infantil
do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR percebe e
reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação
e o desenvolvimento de suas funções
e operações cognitivas, a assimilação
de conhecimentos e a elaboração de valores
éticos e estéticos.
Esta concepção é
mais profunda e mais abrangente do que aquela que
apenas assegura a cada criança o saber ler,
escrever e calcular.
Enfim, nosso objetivo é preparar
nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando
seus horizontes para que possam atuar no presente
e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria
individualidade.
Construir uma escola que venha ao
encontro dos desejos e das necessidades das crianças,
que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual,
emocional e social requer SERIEDADE!
Aos
pais e responsáveis cabe a escolha consciente
e prudente do espaço educacional de que disporão
seus filhos. À escola cabe dar às crianças
uma formação tranqüila e saudável,
através de um projeto educacional alinhado
com os novos tempos.
Alfabetização
com prazer
A
criança comunica-se não só por
meio de palavras, mas também de sons, gestos
e ações. Por isso, a alfabetização
não se limita à leitura e à escrita.
Ela se estende a todos os níveis da vida social.
Para que esse processo se dê com eficácia,
é preciso que APRENDER INCLUA PRAZER. Aprende-se
mais e melhor com a troca de informações
e experiências; não basta só memorizar,
é fundamental exercitar a imaginação
criativa.
Na
Educação Infantil do COLÉGIO
OBJETIVO JÚNIOR, a alfabetização
é concebida como um processo em que devem ser
respeitados o ritmo, as descobertas e as características
individuais. Para que isso aconteça, temos
uma metodologia que promove nas crianças o
desejo de lidar com o código alfabético.
Investigando
e descobrindo seu próprio nome e palavras que
para elas tenham significado, chegam aos textos, músicas,
poesias e parlendas.
Tem-se,
então, um aprendizado de caráter ativo,
profundo e dinâmico, inserido em um contexto
real e significativo. O aluno pesquisa, apresenta
sempre as suas hipóteses e questiona as experiências
que já traz consigo.