l  l  l l l l  
 
 
                 




















Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade. Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes. É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais. Liderança para enfrentá-las. Criatividade para encontrar soluções. Persistência para não desistir diante das dificuldades.
O COLÉGIO OBJETIVO preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.

Fins e Metodologia

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor, mas são os recursos tecnológicos e educacionais que oferecem a base desse projeto.
O COLÉGIO OBJETIVO elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram da maior eficiência e cuja principal característica é a de estimular a criatividade
do aluno, por meio de programação científica orientada. Para isso, trabalham permanentemente no COLÉGIO
OBJETIVO psicólogos, pedagogos, professores e funcionários especializados.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, na realização de cada uma das atividades.

O COLÉGIO OBJETIVO oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física
e os jogos, a educação sensorial, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos de educação artística – música, artes visuais, dança e teatro. E, no âmbito extra-escolar, por meio de excursões e visitas a locais que aproximem o aluno da natureza. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira etc
.

Material didático

O aluno recebe uma agenda anual e, para acompanhar as aulas, um livro de literatura editado pelo OBJETIVO e dois cadernos de atividades por bimestre.
Cada caderno contém teoria, exercícios para serem feitos em classe e tarefas de casa. Os cadernos de atividades contêm as seguintes disciplinas:
. Ciências
. Artes
. Geografia
. História
. Informática
. Inglês
. Matemática
. Português

Todos os cadernos de 5ª a 8ª série são acompanhados de CD-ROM de apoio didático-pedagógico.

Sistema de avaliação

O ano letivo, dividido em quatro bimestres, apresenta as seguintes avaliações:
– prova específica por disciplina, englobando os assuntos referentes ao bimestre;
– prova mensal com assuntos dados no mês ou mini provas por matéria;
– trabalho sobre os temas abordados no bimestre;
– tarefas.

Recuperação Obrigatória (RO)

Ficará em RO (Recuperação Obrigatória) o aluno que obtiver nota inferior a 6 (seis) nas diferentes disciplinas.
A recuperação é bimestral, compreende estudos dirigidos, frequencia aos plantão de dúvidas e uma prova escrita.

Boletins de Notas

O boletim informa as médias bimestrais do aluno, para que ele possa tentar melhorá-las por meio de recuperações e provas substitutivas. Além de informarem as notas, os boletins permitem que os pais e alunos acompanhem seu número de faltas. Se o índice de freqüência estiver abaixo da porcentagem mínima exigida para a aprovação em cada componente curricular, o aluno poderá compensar suas faltas através do programa de compensação de ausência que a Escola mantém no decorrer do ano letivo.
Os boletins são entregues nas reuniões de pais a cada bimestre.

 

 

 
© 2007 Colégio Objetivo Osasco
Todos os direitos reservados
                
Av. das Flores, 500 ou R. Miosótis, 100
Osasco - SP Jardim das Flores - CEP 06110-100
 
Tel - (11) 3682-2700
(11) 3682-2195