Fundamental Anos Iniciais

Venha conhecer

Aqui nos Anos Iniciais do Objetivo Osasco, valorizamos a diversidade de saberes e vivências culturais, proporcionando uma educação rica e diversificada. Nossos alunos são incentivados a explorar diferentes áreas do conhecimento, seguindo os Campos de Experiências e Competências da Base Nacional Curricular (BNCC).

Incentivamos a prática do inglês, tornando a aprendizagem da língua algo natural e prazeroso, favorecendo a fluência e a comunicação dos alunos, com a aulas três vezes por semana no período curricular.

Nosso Programa de Inteligência Emocional e Autoconhecimento (PIE) visa desenvolver habilidades interpessoais, ajudando os alunos a lidar com medos e frustrações, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias. Esse programa oferece a oportunidade de autoconhecimento, valorização pessoal e cuidado com a saúde física e emocional. Promovemos a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

As aulas de Yoga, Música e Judô são essenciais para o bem-estar dos nossos alunos, aumentando a concentração e se tornando ferramentas poderosas para o crescimento e desenvolvimento deles. No período ampliado, oferecemos atividades que enriquecem nossa grade curricular. Temos inglês na prática todos os dias, o que torna a linguagem dos alunos fluente, além de aulas de Ballet, Futebol, Artes, Jogos Educativos, FitKids e Leitura Viva. Também oferecemos três refeições diárias.

Atividades - Matriz Curricular

A disciplina faz com que o aluno passa a ter compreensão dos processos pelos quais se aprende a ler e a escrever, reconhece e se apropria das relações entre fala e escrita, da construção de hipóteses sobre o funcionamento da língua, bem como da compreensão de que experiências anteriores e vivências pessoais, vão promovendo seu leque de conhecimento em conteúdos oferecidos durante o ano letivo, alcançando uma aprendizagem significativa desenvolvendo habilidades na produção oral, escrita e análise e reflexão da linguagem.

O objetivo da matemática nos anos iniciais é de mostrar ao aluno a importância da disciplina e aprender conceitos importantíssimos para o seu desenvolvimento matemático. O aluno aprende de maneira natural, onde seja capaz de construir o seu próprio conhecimento com o objetivo de perceber que o estudo da matemática o leva a evoluir como cidadão, desenvolve o raciocínio lógico e estimula a sua curiosidade, interliga o estudo com o seu cotidiano (perceber a matemática em tudo que fazemos), desenvolve e resolve situações-problemas fazendo o uso correto dos símbolos.

A disciplina tem como objetivo a importância de valorizar o patrimônio sociocultural e o direito à cidadania, como condição de fortalecimento da liberdade de expressão e da democracia, único sistema capaz de manter o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades, ou seja, ensinar História “é compreender que as histórias pessoais são parte integrante de histórias coletivas e que conhecer modos de vida de diferentes grupos em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças é a melhor maneira de respeitá-los.”(Heller).

O objetivo da Geografia é estimular o aluno a desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo, que está em permanente transformação, relacionando componentes da sociedade e da natureza, para assegurar a apropriação de conceitos, obter o domínio do conhecimento fatual, com destaque para os acontecimentos que podem ser observados e localizados no tempo e no espaço.

Ciências tem como objetivo auxiliar o aluno na compreensão do mundo, explorando e pesquisando assuntos diversos, como as relações se estabelecem e interferem no mundo natural e construído, no comportamento das pessoas que habitam este planeta, levando a vivenciar novas descobertas.

O ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil.

A disciplina favorece um estreitamento do aluno com a música, trazendo informações básicas sobre as obras ouvidas e seus compositores, fazendo com que explore e identifica elementos dela para se expressar, interagir com o grupo e ampliar o seu conhecimento nas diferentes características gerada pelo som, levando-o a pensar e envolver- se de com o movimento sonoro (fraco, forte e suas inúmeras variações), característica de cada som, jogos e brincadeiras (expressão corporal e improvisação musical), repertório de canções (desenvolver memória musical).

A disciplina tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e corporal por meios de jogos e atividades orientadas. Nessa área, o que se pretende é educar corporalmente, ensinando a andar, correr, pular, respirar, alimentar-se, conscientizando a buscar uma qualidade de vida, além de propiciar a interação social por intermédio dos jogos de equipe.

O objetivo da disciplina, é mostrar ao aluno que a língua estrangeira está inserida no dia a dia e ao redor do mundo, de forma divertida através de jogos, músicas, encenações de histórias e rodas de conversa, ampliando o repertório individual, bem como o coletivo, por meio da interação entre o aluno e a aprendizagem.

As saídas pedagógicas possuem o objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de ir a campo e experimentar na prática os conteúdos teóricos ministrados dentro de sala de aula. A atividade consiste em idas para locais onde haja não apenas opções de lazer e diversão, como também curiosidades científicas e culturais, ampliando o universo de conhecimento de nossos alunos.

Eletivas

É a extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar, que estimula o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança, com vivências multidisciplinares, através de atividades esportivas, tecnológicas, artísticas e culturais, que o ambiente possa oferecer.

Inglês
Ballet / Futebol
Artes Plásticas
Fit Kids
Leitura Viva
Jogos Educativos
Conhecimento de Mundo (Sustentabilidade e Culinária Educativa)

É uma forma de linguagem que favorece a partir de vivências corporais a expressividade do corpo, dos sentimentos e das emoções, o conhecimento sobre si e sobre o outro, possibilita a autonomia para criar e representar por meio de trabalhos coletivos, a troca de experiências, a socialização, o respeito e a construção de conceitos

Tem como filosofia integrar corpo e mente, proporciona um fortalecimento dos laços e vínculos de amizade, além do maior equilíbrio emocional e autocontrole entre os alunos que praticam a modalidade. Por apresentar em sua constituição além de quesitos técnicos e desportivos, conceitos morais, éticos, filosóficos e de respeito, sua técnica utiliza a coordenação motora e a velocidade de raciocínio, sendo um importante recurso pedagógico para a Educação Física.

Consiste em desenvolver, técnicas respiratórias, relaxamento, alongamentos, exercícios físicos suaves, técnicas de concentração e meditação. Nas aulas os alunos trabalham Asanas (posturas corporais), e Pranayama (técnicas respiratórias). A yoga no ambiente escolar ajuda na concentração, no equilíbrio emocional, organização mental, diminuindo o estresse e a ansiedade.